quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sólidos platónicos- Icosaedro





Com o comando 'polygon' faz-se um pentágono de 1 unidade de aresta. Faz-se mais dois triângulos  equiláteros cujas bases coincidem com duas arestas do pentágono. 
Muda-se o 'UCS' rodando o Y a 90º. 
Faz-se uma circunferência com o comando 'circle' cujo centro fica no ponto médio do triângulo e o raio se estende  ate ao vertice do mesmo triângulo.
Voltar ao ucs normal, e fazer um novo ucs cujo x coincide com o ponto médio da base do outro triangulo até ao vertice desse mesmo triângulo. Faz-se uma circunferência, usando a lógica da anterior.
Com comando '3Dface' escolhe-se dois vertices de uma aresta do pentagono e a intersecção das circunferências.
Apagar tudo menos o ultimo triangulo criado pelo 3Dface. E com o comando 'array' roda-se o triangulo e criam-se mais 4, com 360º.
PagaIcosaedro:
Com o comando 'polygon' fazer um pentagono de 1 unidade de aresta. Fazer mais dois triangulos cujas bases coincidem com duas arestas do pentagono de lado 1. Mudar o 'UCS' rodando o Y 90º. 
Fazer uma circunferencia com o comando 'circle' cujo centro seja no ponto medio de uma base do triangulo e o raio se estenda ate ao vertice do dito triangulo.
Voltar ao ucs normal, e fazer um novo ucs cujo x corresponda com o ponto medio da base so outro triangulo até ao vertice desse triangulo. Fazer uma circunferencia exactamente nesses pontos.
Usar o comando '3Dface' e carregar em dois vertices de uma aresta do pentagono e carregar na intersecçao das circunferencias.
Apagar tudo menos o untilo triangulo criado pelo 3Dface. Usar o comando 'array' para rodar com esse triangulo, criando uma especie de chapeuzinho feito com 5 triangulos.
Pagar um desses triangulos e  colocar um novo ucs cujo X corresponda a uma aresta dos triangulos e o Z a base desse triangulo. Usar o 'array' para rodar o obtido anteriormente para baixo.
Copiar a base de cima para que com o comando 'align' possamos colá-la ao buraco onde faltar um desses triângulos e nesse sitio colocar um novo ucs cujo X corresponde a uma aresta dos triângulos e o Z a base desse triangulo. Usar o 'array' para rodar o obtido para baixo.
Repete-se o penúltimo passo.

Sólidos platónicos- dodecaedro



Com o comando 'polygon' faz-se um poligono de 5 lados com aresta de 1 unidade. 
Faz-se '3Dface' no pentágono. Com o comando 'erase' e depois 'filter' apagam-se as 'polyline's existentes e com o comando 'mirror' faz-se outros dois pentagonos, um para o lado e outro para baixo do original. 
Faz se uma linha num vertice do pentagono de baixo perpendicular a outra aresta. Muda-se então o 'UCS' para que o eixo X fique coincidente com a linha faz-se 'circle' cujo o raio é o comprimento dessa linha e tem origem na extremidade da linha (que não pertence ao vértice)
'UCS' world. E repete-se o processo desde a criação da linha no outro pentagono.
Com o comando 'align' roda-se um dos pentagonos para a intersecçao das circunferências. 
Apagar tudo deixando apenas dois pentágonos. circunscreve-se o primeiro pentágono num circulo
Usa-se o comando 'array' para rodar com o pentagono que está ''em pé'', e obtém-se uma das partes do solido.
Com o comando copy, copiar a metade do solido e usar o obtido com o comando 'align' para construir o solido na totalidade.

Sólidos platónicos-Octaedro

Para a construção do Octaedro:
Usa-se o comando 'polygon' e constrói-se um quadrado com 1 unidade de lado.
De seguida muda se a posição do referencial com o comando 'ucs' e constrói se duas circunferencias com o apoio do comando 'circle' e escolhe se dois vértices do quadrado como origem das circunferências. 
Repõem-se o 'ucs' para 'world'. 
Usa-se o comando '3Dface' para fazer um dos triangulos de cima escolhendo 2 pontos que pertencem ao quadrado e a intersecçao das circunferências. Com o comando 'array' fazem-se os restastes triangulos da parte superior do solido.
Muda-se novamente o 'ucs' rodando com o 'X' em 90º e faz-se 'mirror' para construir a parte inferior do solido.