quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sólidos platónicos- Icosaedro





Com o comando 'polygon' faz-se um pentágono de 1 unidade de aresta. Faz-se mais dois triângulos  equiláteros cujas bases coincidem com duas arestas do pentágono. 
Muda-se o 'UCS' rodando o Y a 90º. 
Faz-se uma circunferência com o comando 'circle' cujo centro fica no ponto médio do triângulo e o raio se estende  ate ao vertice do mesmo triângulo.
Voltar ao ucs normal, e fazer um novo ucs cujo x coincide com o ponto médio da base do outro triangulo até ao vertice desse mesmo triângulo. Faz-se uma circunferência, usando a lógica da anterior.
Com comando '3Dface' escolhe-se dois vertices de uma aresta do pentagono e a intersecção das circunferências.
Apagar tudo menos o ultimo triangulo criado pelo 3Dface. E com o comando 'array' roda-se o triangulo e criam-se mais 4, com 360º.
PagaIcosaedro:
Com o comando 'polygon' fazer um pentagono de 1 unidade de aresta. Fazer mais dois triangulos cujas bases coincidem com duas arestas do pentagono de lado 1. Mudar o 'UCS' rodando o Y 90º. 
Fazer uma circunferencia com o comando 'circle' cujo centro seja no ponto medio de uma base do triangulo e o raio se estenda ate ao vertice do dito triangulo.
Voltar ao ucs normal, e fazer um novo ucs cujo x corresponda com o ponto medio da base so outro triangulo até ao vertice desse triangulo. Fazer uma circunferencia exactamente nesses pontos.
Usar o comando '3Dface' e carregar em dois vertices de uma aresta do pentagono e carregar na intersecçao das circunferencias.
Apagar tudo menos o untilo triangulo criado pelo 3Dface. Usar o comando 'array' para rodar com esse triangulo, criando uma especie de chapeuzinho feito com 5 triangulos.
Pagar um desses triangulos e  colocar um novo ucs cujo X corresponda a uma aresta dos triangulos e o Z a base desse triangulo. Usar o 'array' para rodar o obtido anteriormente para baixo.
Copiar a base de cima para que com o comando 'align' possamos colá-la ao buraco onde faltar um desses triângulos e nesse sitio colocar um novo ucs cujo X corresponde a uma aresta dos triângulos e o Z a base desse triangulo. Usar o 'array' para rodar o obtido para baixo.
Repete-se o penúltimo passo.

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